UM OUTRO MUNDO LÁ FORA – Expedições ao Ártico, Antártica, Alasca e Himalaia, não é apenas mais um livro de aventuras. É o relato pessoal das agruras e maravilhas vividas por Thomaz Brandolin durante algumas das expedições que realizou no período de 26 anos, entre 1986 e 2012, cuidadosamente distribuídas em 324 páginas de fotos e texto.
Os destinos são locais remotos do planeta – Ártico (Cordilheira Brooks), Alasca (Monte McKinley), Himalaia (Monte Makalu) e Antártica (Ilha Seymour e Ilha Rei Jorge). Dentre os registros sobre as belezas de cada local e as dificuldades enfrentadas para viabilizar viagens ainda antes das atuais tecnologias, há depoimentos do montanhista sobre o impacto das expedições em sua vida, e o que aprendeu com experiências tão fascinantes.
“Relembro encontros com urso e com lobos, como é superar o ar rarefeito, tempestades de vento, sol da meia-noite e o frio polar. Conto sobre as vilas remotas e a convivência com esquimós e sherpas; descrevo noites em covas de gelo, quedas e avalanches e, claro, relembro fatos curiosos e divertidos vividos em cenários incríveis. Foram momentos de descobertas, medos, solitude e uma profunda busca pela minha essência”, diz Brandolin, também autor de Everest: Viagem à montanha abençoada e Sozinho no Polo Norte, ambos publicados pela L&PM Editores.
ComprarNeste livro Thomaz narra duas viagens. A primeira, pelo Ártico canadense, quando foi para o Polo Norte Magnético, acompanhado apenas por um cão polar, e enfrentou sensações térmicas de 70 graus abaixo de zero. E a segunda, pela Sibéria, quando foi ao Polo Norte Geográfico (“topo” do globo) integrando uma equipe canadense.
Conforme vai narrando suas peripécias, Thomaz comenta a ambientação ao desconhecido, seus medos, as dificuldades, os riscos de cada decisão tomada, o contato com novas técnicas e equipamentos, seu encontro com uma família de ursos polares, os dias perdidos por tempestades, o gelo rachando, o frio, o vento, o cansaço, o silêncio profundo, as descobertas interiores, o trabalho de auto-motivação e de controle emocional para vencer os obstáculos... e o que aprendeu com toda essa experiência e trouxe na sua “bagagem”.
ComprarEste livro conta a história completa da primeira expedição brasileira ao Monte Everest, liderada pelo autor, em 1991. Desde a concepção do projeto, os anos de planejamento e preparação, as dificuldades logísticas, a escolha da equipe, a viagem até o Nepal, a travessia do platô tibetano, os 55 dias que passaram na Face Norte da montanha, a convivência com os sherpas, o ar rarefeito, os ventos supersônicos....
Este é um livro sobre Prazeres & Riscos. Alguns dos maiores escritores e jornalistas brasileiros, mais um aventureiro e um médico, investigam este amável paradoxo: os prazeres e os riscos que eles podem gerar.
Um livro que procura alcançar a rara alquimia da literatura, apoiado no prazer da leitura e nos riscos da liberdade.