COACHING
O que é Coaching?
O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado, e ditava seu ritmo. A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador.
Por volta de 1830 o termo coach passou a ser utilizado em universidades como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.

Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

Sociedade Brasileira de Coaching

Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).” (Villela Da Matta & Flora Victoria)

Coaching é uma nova profissão. Trata-se de uma assessoria pessoal e profissional que combina prática e procedimentos distintos, visando dar suporte às pessoas para que criem uma vida ideal. O processo de coaching leva o cliente a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas.


Sociedade Latino Americana de Coaching

O profissional de coaching atua como um estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o Coach (Profissional) acompanha seu Coachee (Cliente), demonstrando interesse genuíno (às vezes chamado de carisma) para apoiar os seus clientes de Coaching (Coachees) a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Coaching é um processo com foco 100% em solução, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco pessoal ou profissional. Sulivan França – Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching.


Outras definições

O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Implica fornecer feedback, mas também usa outras técnicas, como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach à prontidão dos coachees para dedicaram-se a uma determinada tarefa. Esse processo baseia-se em ajudar o coachee e se ajudar por meio de uma interação dinâmica – o coaching não depende de só uma pessoa que diz o que ou como fazer e que dá as instruções. Max Landsberg.

Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de ensinar-lhe alguma coisa. Sir John Whitmore.

Desenvolve as habilidades e o conhecimento de uma pessoa para que melhore seu desempenho profissional, a fim de que sejam alcançados os objetivos da organização. Tem como propósito efetivar um alto nível de atuação e progresso no trabalho, embora também possa ser impactado na vida privada do indivíduo. Geralmente tem curta duração e focaliza habilidades e metas específicas. Marian Thier.

Minha Experiência

Dizem que Coaching virou “moda” no Brasil. Bem, o fato é que em 2009 passei pelo processo todo e me foi muito útil. Mas reconheço que só fui perceber a real dimensão da “força” e eficácia dessa ferramenta quando comecei a aplica-la com meus clientes.

Os resultados obtidos por essas pessoas foi surpreendente. O Coaching marcou positivamente a vida delas.

Até pelo meu histórico, de ter conquistado vários “sonhos” na minha carreira de atleta -aventureiro e viajante, tenho trabalhado mais com pessoas físicas – o dito Coaching de Vida – que buscam na ferramenta um impulso estruturado e efetivo em suas vidas. Problemas financeiros, de relacionamentos, emocionais, entre vários outros são alguns dos exemplos que podem ser contornados a partir das ferramentas do Coaching de Vida.

Também tive oportunidade de trabalhar com executivos e, o mais interessante, com Coaching de Equipes, dentro de um processo maior de desenvolvimento prático de times. Na realidade, esse processo pode fazer parte do Desenvolvimento Prático de Equipes.

Para mais informações entre em contato......